xadrezfoz@gmail.com

XADREZ nas Olimpíadas do Saber, Arte e Esporte de Foz do Iguaçu


Praticado em diversas escolas municipais e nos Centros de Convivências iguaçuenses, o Xadrez é uma prática esportiva que ganha adeptos naturalmente. Muitas escolas trabalham o projeto de xadrez como atividade lúdica no intuito de buscar a integração entre os alunos e o desenvolvimento cognitivo que auxilie nas diversas disciplinas escolares. Esta atividade, normalmente é desenvolvida em sala de aula no melhor horário estabelecido pela direção e professores e envolvem todos os alunos da turma e no contra turno escolar para treinamento daqueles que desenvolvem maiores habilidades técnicas do jogo.    
Nos Centros de Convivências oito Monitores levam a prática da modalidade a aproximadamente 1500 alunos das escolas e comunidades que circundam os C.C., esse trabalho acontece nos dois turnos, quatro horas por dia ou cinco aulas durante toda a semana com atendimento/aulas de 45 minutos cada. leia mais...

As Olimpíadas do Saber desse ano, no xadrez, tiveram um índice técnico mais elevado por causa do trabalho desenvolvido durante o ano. Quem mais treinou obteve o êxito pretendido.
Com um número de 159 alunos/enxadristas participantes inscritos nas categorias A, B, C, D e E; que dividiam-se nos anos iniciais do ensino fundamental: 1º. até o 5º. ano no masculino e feminino, aconteceu no dia 6 de dezembro durante toda a manhã no Centro de Convivência Darcy Zanatta os torneios de xadrez de cada categoria. A euforia por disputar os jogos defendendo sua escola levava atletas e professores à concentração total durante o evento.
A coordenadora do CC Darcy Zanatta, professora Susi deu todo suporte ao evento e ainda ofereceu maravilhoso lanche aos participantes.
Ao final os três melhores classificados de cada categ. receberam suas medalhas, sendo aplaudidos pelos demais participantes.
A equipe de arbitragem e organização do evento contou com: Juliana Sinigaglia, Breno Fonseca, Eduardo Fusiger, Hugo Caetano, Luis Gustavo, Silvano Augustinho e Pedro Caetano.
Os campeões por categoria são:
Enxadrista
Cat
Escola
BIANCA DA SILVA QUIRINO      
A fem
ELOI LOHMANN    
MARLON DUARTE TIS                               
A masc
JOÃO ADÃO            
MARIANE DOS SANTOS                           
B fem
JOÃO DA COSTA    
ALISSON BENITEZ             
B masc
OLAVO BILAC
CAROLINI BORGES                       
C fem
 JOÃO DA COSTA
CARLOS GIOVANNE FADANELLI
C masc
ARNALDO ISIDORO
ALEXIA LUIZA U. ROCHA            
D fem
OLAVO BILAC
HENRY DE SOUZA PEDRA             
D masc
ÉRICO VERÍSSIMO 
ELLEN INHAIA LUDVICHAK       
E fem
ADELE ZANOTTO  
BERNARDO GABRIEL GROTH     
E masc
ÉRICO VERÍSSIMO